Áreas de Atuação

Successful engineering is all about understanding how things break or fail
Henry Petroski

Reabilitação de Edifícios

A complexidade das intervenções de reabilitação de edifícios, implica a necessidade de recorrer a tecnologias e equipamentos que diferem dos correntemente utilizados na construção tradicional.
Para além de promover a reparação das anomalias existentes e a minimização dos efeitos dos processos patológicos ativos, a reabilitação de edifícios é também uma oportunidade para dotar as construções existentes de meios, que permitam a sua adequação e utilização, face às exigências atuais de segurança e conforto.
A STB dispõe de um conjunto de colaboradores com formação académica e uma vasta experiência no domínio de tecnologias, materiais e sistemas, na área da reabilitação do edificado.

Conservação e Restauro do Património Cultural

A experiência adquirida pela STB ao longo dos anos, permite-lhe a intervenção não só em construções recentes como também em construções antigas, contando para isso com equipas multidisciplinares, nas quais se incluem técnicos especializados em conservação e restauro, que integram os quadros da empresa, ou parceiros externos fidelizados.
São várias as intervenções já realizadas pela STB, em edifícios históricos e classificados, nos quais foram executados trabalhos de conservação e restauro, abrangendo áreas desde as alvenarias, rebocos, pedra, madeiras, azulejos, pintura mural, estuques, talha, escultura, vitrais.
A STB apoia e é associada do GECoRPA – Grémio do Património, uma associação de empresas e profissionais que exercem atividade na área da reabilitação do edificado e da conservação do património.

Reparação e Reforço de Estruturas

A reparação e reforço de estruturas de betão armado está na origem da criação da STB.
A aplicação de sistemas de reparação e proteção de betão, o reforço com materiais compósitos, com elementos metálicos ou de outro tipo, assim como, a execução de injeções de resinas para garantia de monolitismo estrutural, são algumas das atividades que temos vindo a desenvolver ao longo dos anos.
Atualmente, o âmbito de intervenção da STB abrange não só as estruturas de betão armado e metálicas, mas também de madeira e de alvenaria, em construções antigas ou recentes.
O controlo da qualidade da execução dos trabalhos, baseado na Norma EN 1504, no caso das estruturas de betão, é sinónimo da nossa preocupação em manter a especialização com vista á excelência na prestação deste tipo de serviços.

Pintura e Revestimentos Industriais

Por muito simples que possa parecer, executar uma pintura sobre uma superfície requer o controlo de várias etapas até à obtenção do resultado desejado.
Como exemplo da complexidade desta operação contam-se os inúmeros insucessos que se verificam em milhares de metros quadrados de superfícies que foram “simplesmente pintadas”, sem qualquer controlo.
Desde a definição do esquema de pintura a utilizar, passando pela seleção dos produtos e métodos de aplicação, até à especificação do grau de preparação da base e do processo de cura dos materiais, é necessário um acompanhamento que minimize os riscos de insucesso e que garanta a qualidade dos trabalhos executados.
A correcta aplicação de sistemas adequados de proteção de superfícies de betão armado, para fazer face ás agressões do meio ambiente, permite, entre outros, reduzir os efeitos da penetração de dióxido de carbono e cloretos, aumentando a durabilidade das construções. Já nas superfícies metálicas, a aplicação de sistemas de proteção constitui o processo mais económico e preventivo contra a corrosão.